DJ RaO (Rafael Oliveira)
1. Quando e onde começou a tocar?
Minha paixão se iniciou ao escutar diversas webrádios ao redor do Brasil, de 2009 a 2011. Com o crescimento da música eletrônica no país, passei a pesquisar e conhecer muitos estilos, até que iniciei um curso de DJ, montei meu primeiro programa noturno de webrádio junto com um amigo de São Paulo, Augusto Moreira, em seu projeto Total Dance, e desde então, não parei mais. Infelizmente, ele faleceu, mas seus ensinamentos e companheirismo estão em mim e assim levo adiante o seu legado.
2. Em quais projetos já trabalhou?
Meu foco sempre foi no virtual, começando com Augusto Moreira na webrádio Total Dance, por onde permaneci até 2013. Após conhecer novos amigos, fui apresentado à italiana House Station, onde na época, estava me apaixonando cada vez mais pela House Music. Assim, apresentei meu projeto ao Gigi Frassanito, e assim fui convidado a fazer parte do casting de DJs. Lá, permaneci até 2014, quando um dos meus ídolos, o lendário Grant Nelson, me convidou para fazer parte de seu recém criado projeto, D3EP Radio Network. Permaneci por lá até Julho deste ano.
Recentemente, toquei no bar Groova, com o projeto Float, do meu amigo Marco Machado.
3. Você tem um estilo preferido da House Music?
Difícil dizer, tem tantas vertentes, e gosto da imensa maioria. Fica até difícil escolher em qual estilo focar. Soulful House foi minha maior paixão por muitos anos, mas recentemente ando bem atento ao Nu Disco, Deep House, e tenho gostado cada vez mais do Jackin e Disco House.
4. Quem são suas referências?
Uma das principais, Grant Nelson, com seu estilo despojado. Foi um dos percussores da Garage House na Inglaterra, criou muitos clássicos da House Music nos anos 2000, e até hoje suas tracks tem todo cuidado e capricho em cada detalhe. Outra característica que admiro é a qualidade de seus sets, nunca caindo na mesmice. Entre outros artistas, admiro muito Joey Negro, Richard Earnshaw, Full Intention, Purple Disco Machine, Dirty Secretz, Sebb Junior, Miguel Migs, entre outros. A lista é imensa.
5. Um dia especial pra lembrar pra vida toda.
Minha primeira festa, no Groova. Foi um momento onde pude tocar ao vivo de cara para o público e observar suas reações na hora em que eu tocava as tracks, diferente de tudo que eu já tinha feito em webrádios. Ao final do set, recebi aplausos e abraços, é algo que vou levar para a vida toda.
6. Um sonho.
Poder viver das gigs e exclusivamente sendo DJ.
7. Uma track preferida.
Essa é difícil, haha. Não tenho uma track preferida, mas tenho uma que estou ouvindo neste momento, serve? Chama-se Mariah Carey – Fantasy (Sweet Dub Mix). Uma track antiga, com House Puro, na voz de uma cantora pop.
8. Uma musa inspiradora.
Tommie Cotton. Um talento que está crescendo e chegando no seu auge.
9. Tem algo em mente para o futuro?
Meu foco está em tocar em festas da minha cidade, e tentar estabelecer um nome na cena local.
10. Uma mensagem para finalizarmos a entrevista.
Agradeço o convite para fazer parte dessa iniciativa do Rodrigo Leal, que sempre me apoiou em todos os projetos que faço. É de caras assim que precisamos na cena.
D3EP Radio Network dee jay deep Dirty Secretz dj dj de house dj rao Full Intention house music joey negro Mariah Carey miguel migs nu disco Purple Disco Machine rafael oliveira richard earnshaw Sebb Junior soulful Tommie Cotton web radio